Cibersegurança – Phishing, Smishing e Vishing

O que é?

  • O phishing consiste no envio de mensagens fraudulentas a partir de uma suposta fonte segura e credível tentando convencer-nos a atuar sobre algo que de outra forma não faríamos. Um agente malicioso que utilize este tipo de ataque procura enganar os recetores de emails para que estes disponibilizem informação pessoal e sensível, como dados de cartões de crédito e palavras-passe ou conseguir instalar malware (software malicioso no computador da vítima) através do clique em anexos e/ou URL maliciosos ou da partilha de dados em páginas fraudulentas.
  • Quando esta técnica é utilizada através de SMS, dá pelo nome de smishing e, por telefone (voz), de vishing. Esta técnica também pode ser usada através de mensagens instantâneas em aplicações de redes sociais.

 

O que fazer?

  • Não clicar em anexos ou links de emails, de mensagens instantâneas ou de SMS suspeitos;
  • Quando se é contactado, confirmar a veracidade do endereço de email, do perfil ou do número de telefone de origem;
  • Avaliar sempre a oportunidade dos conteúdos de emails, de mensagens instantâneas, de SMS ou de telefonemas;
  • Não partilhar dados pessoais ou seguir instruções sem verificar noutras fontes a veracidade do pedido;
  • Desconfiar de mensagens com erros formais de linguagem, mas também não confiar em todas as mensagens apenas porque não apresentam erros formais de linguagem;
  • Não partilhar dados sensíveis nas redes sociais porque essa prática pode fornecer informação a possíveis atacantes que queiram realizar spear phishing (phishing dirigido a uma pessoa específica);
  • Denunciar junto da Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Chamusca CRL, ou junto das autoridades sempre que se é alvo ou vítima de um ataque deste tipo;
  • Estar atento e não se deixar persuadir sem reflexão por solicitações autoritárias, promessas ou pedidos urgentes.

Nunca faculte os seus códigos a ninguém.

A Caixa de Crédito Agrícola Mútuo da Chamusca CRL., não lhe pedirá esses códigos, nem por correio eletrónico, nem por telefone, nem pessoalmente.

Ao aceder ao seu Homebanking, certifique-se que o endereço é:

https://netcontas.ccamchamusca.pt/

Se identificar alguma situação que lhe pareça suspeita ou necessite de esclarecimentos, por favor, contacte-nos através do 249 769 150 (Chamada para a rede fixa nacional) ou envie e-mail para apoio@cchamusca.pt.